ITCA » Especialização em Teoria Histórico Cultural – Turma X

Especialização em Teoria Histórico Cultural – Turma X

Russos

POR QUE FAZER ESTE CURSO?
Porque nele você se aprofunda no estudo:
– da Teoria de Vigotski, Luria, Leontiev, e outros autores, para entender o homem;
– das questões sócio-históricas, permitindo que você atue de modo coerente e efetivo;
– das relações entre educação e desenvolvimento humano;
– das proposições possíveis ante os problemas atuais.

A teoria vigotskiana é contemplada, neste curso, porque atribui às mediações pedagógicas papel determinante para o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores.

OBJETIVOS
– Analisar os fundamentos da Educação e da Teoria Histórico-Cultural, por meio das categorias da filosofia marxista e do método instrumental.
– Analisar as implicações e repercussões da Psicologia Histórico-Cultural em relação ao desenvolvimento, aprendizagem e avaliação psicoeducacional, enfocando a educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e superior.
– Estudar a formação do psiquismo humano e a teoria da atividade, nas obras de Leontiev, e a neuropsicologia nas pesquisas desenvolvidas por Luria.
– Estudar as contribuições da teoria vigotskiana para a Educação Especial e para a Psicologia da Arte;
– Estimular a produção e a divulgação de pesquisas científicas sob a perspectiva da Teoria Histórico-Cultural.

QUEM PODE SE INSCREVER?
Profissionais das Áreas de Educação, Saúde, Ciências Sociais, e demais portadores de diploma de curso superior.

CORPO DOCENTE
É composto por professores doutores e doutorandos que têm pesquisas e experiências profissionais reconhecidas na área da Psicologia e da Educação.

PROGRAMA
Estrutura Curricular:
– Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural
– Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação
– Metodologia do Ensino Superior
– Psicologia Histórico-Cultural e seus Desdobramentos: Luria e Leontiev
– Metodologia de Pesquisa
– Áreas Específicas de Estudo da Escola de Vigotski: a Defectologia (a Educação Especial) e Psicologia da Arte
– Teoria Histórico Cultural e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
– Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural: a relação desenvolvimento e aprendizagem e a prática avaliativa

DURAÇÃO DO CURSO
INÍCIO: 16/02/2018 – TÉRMINO: 15/12/2018
A carga horária total é de 360 horas/aula.
As aulas serão ministradas as sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã. Excepcionalmente as quartas-feiras à noite.

INVESTIMENTO
Taxa de inscrição R$ 100,00
24 parcelas de R$ 350,00

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO/MATRÍCULA
– Formulário de inscrição preenchido e assinado
– 2 fotos 3X4;
– Curriculum Vitae documentado;
Fotocópias Autenticadas:
– Diploma ou certidão de curso constando a data de colação de grau;
– Histórico Escolar da Graduação;
– RG, C.P.F., Certidão de casamento ou nascimento e Certificado de Reservista.

SELEÇÃO/MATRÍCULA
A matrícula será nos dias 15 e 16/02/2018, no Bloco 118 Sala 04.
Informações: DPI – Fone (44) 3011-4291 ou e-mail: sec-dpi@uem.br

Top

Fale com o ITCA 3029.5483

Avenida Prudente de Moraes, 878 - sala 02 - CEP 87020.010 - Maringá/PR